Não se envergonhe porque sua igreja é comum – Erik Raymond

No grande esquema das coisas, quão importante é sua igreja?

Vamos pensar juntos sobre a igreja e, em particular, sobre a igreja da qual você  é membro. Se ela é como a maioria das igrejas atuais, ela não é muito grande (provavelmente há menos de 200 pessoas). Você pode ser tentado a pensar que sua igreja, por ter um tamanho modesto, é bastante insignificante. Quando eu converso com as pessoas sobre suas igrejas, eu quase sinto nelas um pouco de constrangimento por conta do tamanho e da esfera de ação da igreja que fazem parte. Palavras apologéticas como “pequena” e “comum” saem de suas bocas. Eu argumentaria dizendo que estas palavras não são nem um pouco ruins – e talvez sejam mesmo muito precisas – mas é o sentimento por trás delas que é preocupante, especialmente diante do que a igreja é e faz.

Quando você lê esta palavra “comum”, em quê você pensa? Alguns sinônimos são: inexpressivo, típico, normal e ordinário. Assim que você relaciona esses adjetivos a um substantivo, você tirará conclusões: meu dia foi típico; o filme foi inexpressivo; o livro foi mediano. Quando pensamos na igreja em geral, e em nossa igreja em particular, nós podemos ficar um pouco envergonhados ao chamá-la de “comum”. Mas e se você pensar que sua igreja não tem milhares de membros, um grande prédio ou a reputação de ser chamada de “igreja legal”? E se você for simplesmente uma igreja? E se você for um ministério comum? Está tudo bem?

Aqui está a realidade: a igreja é a organização mais importante do planeta. Sua importância e valor herdado não depende de tamanho, mas de substância. Vamos lembrar de que a igreja tem o chamado mais elevado do planeta. Sua função é glorificar a Deus. Não há nada mais nobre nem importante que isso. Isso não contesta a importância de outras organizações que fazem coisas boas, mas isso as relativiza. Nada toma o lugar de proeminência como a igreja. A igreja é a noiva de Cristo.

A igreja também tem um tremendo impacto nas nossas vidas atualmente. Quando os cristãos se reúnem e trabalham juntos para ouvir e pôr em prática a Palavra de Deus, eles estão servindo para encorajar uns aos outros a encontrar nossa alegria, identidade, esperança, significado e propósito em Deus. Nós trabalhamos juntos para glorificar a Deus quando encontramos nosso verdadeiro contentamento em Deus. Que diferença é esse atual estado do nosso estado anterior à conversão!

Além disso, a igreja tem o maior impacto. Enquanto muitas organizações podem vangloriar-se de ajudar as pessoas nesse mundo (e louvado seja Deus por elas), somente a igreja pode verdadeiramente dizer que ajuda este mundo e o próximo. A igreja está envolvida em resgatar pecadores de uma eternidade no inferno. Pense nisso: Nós nos alegramos por um grupo que é capaz de ajudar as pessoas a superar os vícios e aproveitar uma vida significativa. Mas, por mais que isso seja bom, só tem impacto por algumas décadas. Quanto mais não brilha a igreja na sua missão de buscar e salvar o perdido do sofrimento eterno?

Como cristãos, nós deveríamos ser muito cuidadosos para não atribuir pensamentos antibíblicos à igreja. Independente de quão sutil ou não intencional isso possa ser, diminuir a beleza, primazia, e poder da igreja mancha a glória de Cristo. Isso deixa escapar um pouco de ar do pneu do veículo que Deus escolheu para ser a principal manifestação de de sua glória.

Sua igreja é comum? Pequena? Bem, meu amigo cristão, se ela está pregando o evangelho e se esforçando para ajudar outros a conhecer e seguir Jesus, então ela não é insignificante. Ela é poderosamente importante e insuperavelmente gloriosa. E você deveria louvar a Deus por ela, mesmo que você comece a trabalhar nela.

Tradução: Thamyres Barroso de Paula

Revisão: Hélio Sales

Você pode acessar o original clicando aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s