O Elemento Essencial da Liderança Cristã – Jimmy Draper

Liderança cristã não é uma questão de autoridade, mas sim de influência. Não se trata de domínio, mas sim de serviço. Não é uma questão de sucesso pessoal, mas de promover o sucesso das pessoas ao seu redor. Não se trata de usar aqueles que trabalham com você para atingir seus objetivos, mas sim de usar seus dons para desenvolver as habilidades e a maturidade daqueles com quem você trabalha. Não está relacionada a seguir apenas seus caminhos, mas se trata de desenvolver um senso de administração entre aqueles com quem você trabalha. Ninguém trabalha para você; você é que trabalha em conjunto para servir ao Senhor. Liderança não é uma questão de você ser o líder, mas sim do fato de que Deus que o colocou nessa posição para que, junto a outros, O glorificassem.

O aspecto mais significativo a respeito da liderança cristã é o chamado de Deus sobre sua vida. Deus tem um plano para sua vida e o chamado dele é um elemento crucial para o sucesso na liderança. O chamado de Deus é sempre para Ele e não para uma tarefa específica. No seu ministério, bem como em sua liderança, você provavelmente tem diversas funções, mas cada uma delas é exercida no contexto do seu relacionamento pessoal com Deus.

Pensei por anos que Deus tinha me chamado para pregar, para ser um pastor numa igreja local. Então, Deus me chamou para ser presidente da LifeWay Christian Resources e percebi que o Seu chamado era para Ele mesmo e não para uma função específica. Eu não abandonei o chamado de Deus quando fui para LifeWay, mas experimentei a mão de Deus sobre mim numa nova função em um contínuo e vital relacionamento com ele.

A falta de convicção sobre um chamado divino para o ministério é uma das principais razões por que aproximadamente metade dos alunos do seminário deixam o ministério dentro de 5 anos após saírem do seminário. Sem a certeza do chamado de Deus em sua vida, você não conseguirá exercer o ministério. O ministério é uma vocação terrível, todavia é um maravilhoso chamado.

O ministério é um chamado divino, uma designação divina. Sem esse chamado, nenhum homem deveria considerar entrar no ministério. Dr. Jeff D. Ray, professor de longa data do Southwestern Baptist Theological Seminary (Seminário Teológico Batista Suldoeste) disse, “se um homem entra no ministério simplesmente porque ele quer, enquanto permanecer nele, conduzirá a si mesmo conforme ele quiser e o deixará quando ele quiser, contudo se ele perceber que é inserido no ministério pelo soberano chamado de Deus, ele tentará agradar a Deus enquanto estiver no ministério, e permanecerá nele até que receba uma convocação divina para abandoná-lo”.

A ilustração bíblica mais clara da necessidade do chamado de Deus é encontrada na vida do profeta Jeremias. Jeremias 1:4-9 descreve esse chamado:

Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; (Je 1:4-9).

O chamado de Jeremias transformou sua vida. Ele entendeu que Deus o chamou para uma grande tarefa antes mesmo de nascer. Ele não poderia jamais fugir da realidade daquele chamado. Foi um homem separado por Deus e nada que ele enfrentasse poderia separá-lo do destino que o chamado de Deus em sua vida decretou.

Embora fosse fraco e despreparado, ele estava preparado para ouvir a voz de Deus. Estava escutando quando Deus falava com ele. O homem mais talentoso do mundo não ouvirá o chamado de Deus se não o estiver escutando. Do mesmo modo, o mais fraco e menos talentoso homem ouvirá o chamado se estiver escutando.

Na verdade, esse é o tipo de homem que Deus chama! Paulo declarou em 1 Coríntios 26-29:

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. (1 Co 1:26-29).

Somos salvos pela graça e servimos pela graça. Milo Arnold escreve em A Aventura do Ministro Cristão:

Que aventura é encontrar uma chama ardendo em seu coração e descobrir que foi Deus quem a acendeu! Que grande emoção é sentir uma pressão atrás de você, impelindo-o a agir, e descobrir que é o polegar de Deus em suas costas! Deus não tem um forma fixa de chamar homens ao ministério. Ele caminha entre multidões e coloca Sua mão sobre o ombro de um aqui, outro acolá, separando-os para o ministério do evangelho. (pp. 11-12)

O chamado para o ministério é um chamado para uma distinta forma de vida. Milo Arnold prosseguiu dizendo: “Ele deve ser tão bom quando diz sua pregação e tão santo quanto seu Evangelho”. O ministro é chamado para ser, antes de ser chamado para fazer. Deus jamais nos chama para pregar algo que não praticamos.

Se você será um líder no reino de Deus, você deve estar firme sobre o reconhecimento de um chamado Divino para o ministério e sobre o seu comprometimento inabalável de estar com Ele em qualquer função que Ele estabeleça pra você no reino Dele.

 

Traduzido por: Gabriel Garcia

Revisado por: Hélio Sales

Você pode ler o texto original aqui.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s