Levando as lentes de Cristo para o Rio Grande do Sul, para o Brasil e para o mundo!

86ba5da8-53a5-4a7d-8b36-2e03937cb0b8

Pr. Felipe, Débora, Daniel e Clara Prestes

Nosso desafio

“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10.3-5)

 Esse é um projeto que Deus tem dado à nossa família há alguns anos. Ele surge da necessidade de que mais e mais pessoas possam olhar para o mundo com uma visão bíblica. Entendemos que ter uma visão cristocêntrica da realidade nos permite perceber que devemos honrar a Deus em todas as áreas de nossa vida, seja na igreja, na família, no trabalho ou em qualquer outro contexto.

Entendemos também que uma visão de mundo com as lentes de Cristo ajuda a abolir a separação entre vida religiosa e vida secular. Vemos tal separação como prejudicial à vida do cristão, que vê sua fé setorizada a uma área específica da vida: a arena particular. Contudo, entendemos que a fé cristã deve transpor a arena particular e operar também na arena pública, isto é, no contexto do trabalho, por exemplo, que o cristão pode encarar como um ministério de servir ao próximo e levar glórias a Deus através da apresentação de um trabalho excelente com o uso dos talentos que o Senhor graciosamente lhe entregou.

Para levar essa visão ao maior número de pessoas, cremos ter na pregação e no ensino da Palavra de Deus nossos maiores aliados. Com a proclamação da Sagrada Escritura, portanto, queremos batalhar nessa guerra capacitando o maior número de pessoas a terem lentes espirituais, ou melhor, a levarem cativos todo pensamento à obediência de Cristo.

Nosso campo

images (2)

 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. (João 4.35) 

Pensando nesse desafio, vimos o Estado do Rio Grande do Sul como um campo com muitas carências na área espiritual, mas, ao mesmo tempo, com muito potencial para o plantio da semente do Evangelho.

As carências são patentes a qualquer olhar, mesmo que superficial, quando se percebe o pequeno número de igrejas que pregam uma doutrina sã e o verdadeiro evangelho de Cristo. O estado também carece de seminários teológicos com uma doutrina sólida e firmada nas Escrituras.

Por outro lado, vimos também o potencial de crescimento do Evangelho nesse campo ao notarmos as igrejas que já foram plantadas ali, cujos membros anseiam pelo ensino da Palavra de Deus. Dentre esses irmãos, frutos do trabalho pioneiro dos primeiros missionários, notamos alguns que apontam para uma vocação no ministério pastoral ou missionário, além de muitos irmãos e irmãs que trabalham nos ministérios das igrejas locais e que desejam se capacitar melhor para a obra de Deus.

Nossa visão

69002

 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
(Atos 1:8)

Tendo o desafio e o campo diante de nós, precisávamos de uma visão sobre como Deus desejaria que trabalhássemos. Ao analisar o texto da Grande Comissão de Jesus no livro de Atos, percebemos uma motivação, pois Cristo diz que seus discípulos receberão poder quando o Espírito Santo descesse sobre eles. Percebemos também uma função que Cristo dá aos que o seguem, pois eles seriam testemunhas, isto é, deveriam falar daquilo que vivenciaram ao lado de dEle. E, finalmente, notamos uma visão, ou seja, um direcionamento para onde eles deveriam ir: Jerusalém, Judeia e Samaria e até os confins da terra. Nessa visão que Cristo entrega, vemos um elemento geográfico e um elemento cronológico.

No elemento geográfico, vemos Jesus fazer alusão a lugares que têm uma relação com aqueles para quem Ele fala nos seguintes níveis:

– local imediato (Jerusalém, a cidade onde os discípulos estavam)

– regional (Judeia e Samaria, províncias da região de Israel)

– mundial (até os confins da terra).

Diante disso, percebemos que a visão missionária de Cristo aplicada ao nosso contexto deve incluir uma cidade, um estado e uma abrangência nacional e mundial.

Por outro lado, vemos também o elemento cronológico, que diz respeito ao tempo em que esses alvos devem ser contemplados. As palavras “tanto”, “como” e a preposição “e” nos mostram que há uma relação de simultaneidade entre esses campos. Jesus está mostrando que se deve visualizar essas esferas de atuação ao mesmo tempo, e não como uma sequência. Sendo assim, Jerusalém, Judeia e Samaria e os confins da terra deveriam ser alcançados ao mesmo tempo pelos discípulos, e não um após o outro.

Aplicando essa visão ao nosso atual contexto, entendemos que a cidade, o estado, o país e o mundo inteiro devem ser contemplados na visão missionária ao mesmo tempo.

Nossa resposta

Answer-Your-Customer’s-Questions-To-Create-Content-Gold

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. (Mateus 28:19)

Como fazer o maior número de pessoas olharem a vida com lentes espirituais em um campo carente do Evangelho e, ainda assim, contemplar  todo um estado, todo um país e o mundo inteiro?

O maior número de pessoas diz respeito ao nosso alcance. E vemos que, para termos um maior alcance da proclamação do Evangelho, devemos investir em líderes. Investir em líderes é ampliar o alcance de uma mensagem de forma exponencial.

Sendo assim, desejamos alcançar os líderes a partir dos seguintes projetos:

  • Treinar líderes
    • Através do auxílio na implantação do Seminário Bíblico do Vale do Sinos, situado na Grande Porto Alegre.
    • Através de cursos de capacitação de líderes em igrejas e campos missionários no Brasil e no mundo.
    • Saiba mais aqui.
  • Suprir líderes
    • Através da otimização do processo do estudo mais profundo da Bíblia.
      • A finalidade desse projeto é traduzir o software Biblearc, que auxilia na visualização das relações do texto bíblico de modo a facilitar o estudante a encontrar o significado do texto bíblico. Esse método tem sido divulgado pelo Pr. John Piper, que o utiliza há muitos anos.
    • Através da disponibilização de recursos para o estudo bíblico em um site do Ministério Lentes Espirituais
    • Saiba mais aqui.
  • Cooperar com líderes
    • Através do apoio a igrejas da região em que possamos trabalhar em conjunto com a liderança local para o fortalecimento dessas igrejas.
    • Saiba mais aqui.

Conclusão

  • Treinar líderes
  • Suprir líderes
  • Cooperar com os líderes

Essa é a nossa estratégia para alcançar o povo gaúcho, o Brasil e o mundo para fazer o máximo de pessoas olharem a vida com as lentes de Cristo através da Palavra de Deus.

Contamos com seu apoio para que, juntos, lutemos nessa batalha que não é travada com armas segundo a carne, mas com armas poderosas em Deus.

Seja nosso(a) parceiro(a):